Capão da Canoa – RS – Brasil

“Poucos municípios litorâneos crescem tanto como Capão da Canoa. Até 1982, o balneário pertencia a Osório, nesta época, havia, na localidade, apenas casas e Prédios Baixos e mesmo durante o Verão, quando eram ocupados, predominava um clima de tranqüilidade em Capão. Quase trinta anos depois, o Cenário mudou. O que era basicamente uma praia se tornou uma cidade, tomada de edifícios tão alto quanto se possa construir, e as poucas casas existentes resistem bravamente a especulação imobiliária. A população atual, de 40 mil habitantes triplica no verão – são veranistas e turistas que não se intimidam com a quantidade de guarda-sóis fincados na areia, com o vento intenso que eventualmente sopra pela praia ,com o mar “chocolatão”  que as vezes insiste em banhar a costa ou com a barulheira de carros que parecem competir em altura de som. Nada disso importa pelo simpático calçadão junto a orla; de jovens casais, que levam suas crianças para brincar nas pracinhas; de adolescentes, que se divertem com a muvuca e os festivais como o Planeta Atlântida. Mas tudo isso é no final de dezembro ao inicio de março. No resto do Ano, as quadras a beira mar mais parecem uma cidade fantasma , e a nostalgia dos que saudosamente a Capão de não-tão-antigamente só não é completa porque os prédios, estes com 12 ou 15 andares, permanecem depois do Carnaval.

A Cidade

O Município de Capão da Canoa compreende 11 balneários, que se estendem por 19 Km. Nenhuma das praias, porém, rivaliza com capão da canoa em termos de popularidade e infraestrutura de serviços( e a organizada Atlântida, praia colada ao sul, pertence a Xangrilá). A avenida principal de Capão é a Paraguassu, Via que interliga os balneários – e por isso também é conhecida como interpraias. No Verão, o movimento ocorre na área em volta da rua Sepé, especialmente ao redor do camelódromo e da rua Pindorama, onde se encontram vários restaurantes.”

Atrações

Sem grandes beleza naturais, a praia central de Capão da Canoa se destaca pela boa urbanização e eficiente rede de serviços. É um balneário para em um dia(manhã, tarde e noite), ir a praia, petiscar nos quiosques da orla, caminhar no calçadão, jogar vôlei na praça ou bocha nas canchas, passear no camelódromo, almoçar e jantar no centro, tomar um sorvete nas sorveterias-buffet.

As praias de Capão da Canoa bastante semelhantes entre si, mantem a uniformidade que caracteriza a costa gaúcha. O que muda e muito – é o agito de cada uma delas. Capão, a de melhor infraestrutura, é também a mais populosa, conta com muitos moradores e é a que recebe mais gente, entre veranistas e turistas. Atlântida(que pertence a Xangrilá, logo ao sul, é popular pelo agito jovem – e também por sua plataforma de pesca, que merece ser visitada mesmo por quem nunca vá pegar num anzol.

Já as praias do município de capão – Araçá, Arco-Íris, Guarani, Capão Zona Norte, Jardim Beira-Mar, Praia do Barco, Capão Novo, Arroio Teixeira, Balneário Conceição e Curumim – encontram-se ao norte, e são todas tranqüilas; caracteriza-se pelo predomínio de casas, poucos prédios e, freqüentemente escassa rede de serviços.

A maior exceção deste grupo é Capão Novo, uma praia que surgiu nos anos 80 toda planejada, com organizado plano diretor, que estabelecia que as casas deveriam ter no máximo dois pisos e que os prédios só poderiam ser construídos nas laterais do balneário, inspirada nas praias da Flórida(EUA), como Palm Beach, Capão Novo, a10 Kmdo Centro de Capão da Canoa, nasceu quase como um clube, com quadras e canchas de esporte, praça infantil e palco para shows. As ruas apresentam um traçado quadrangular; as vias paralelas tem nome de flores(rua Amor Perfeito, rua dos Cravos, etc.) e as perpendiculares, de pássaros (rua do Beija-Flor, etc).

Pode-se dizer que quatro praças se destacam em capão: a Praça Central, entre as Ruas Sepé , Pindorama e Tupinambá, famosa por acolher um Camenlódromo de quiosques (mais arrumadinho que a Média) e por estar bem mais perto da muvuca; a Praça do Minigolfe, na Sepé esquina com a rua Andira, em frente aIgreja- conhecida pelas pistas de concreto do tradicional minigolfe de Capão, jogo popular entre crianças, jovens e adultos, que alugam taco e bolinhas no local; a Praça do Farol em frente à praia –conta com quadras de vôlei junto ao farol, construído em 1930, o qual servia de guia aos navegantes (antes dos prédios ocuparem a paisagem, este era um ponto de referência da cidade que podia ser avistado de longe;  a  Praça Boianovsky, a maior de todas se estende da Beira-Mar até a avenisa paraguassu junto a Av.  Boianovsky – esse até os anos 70, era um valo de esgoto que mrcava o da zona nova, como era a área menos urbanizada e “mais distante” de capão a três quadras o centro. Claro que hoje tudo mudou: a “zona nova” está cheia de “prédios novos” e o antigo canal virou uma praça com playground para crianças, quadra de vôlei, campo de futebol e gramadão que, no final faz as vezes de “chimarródromo”.

Passeio

Lagoa dos Quadros. A 4 km do centro, acesso pele Estrada do Mar.è um dos Principais cartões-postais de capão – uma lagoa de águas calmas cercada de paisagens da mata atlântica do litoral norte. No local podem ser  particados espotes náuticos , como windsurfe e Jet Sky. Os condomínios de luxo, nos arredores da lagoa, também passaram m a fazer parte  da paisagem nos últimos anos.

Parques Aquáticos. Um Bom passeio para quem tem crianças é um vista aos dois parques aquáticos localizados nos arredores de Capão. Ambos dispõem de ótimaa intraestrutura: tem estacionamento, praça de alimentação, vestiários e enfermaria: também possuem locais cobertos, com brinquedos e piscinas aquecidas.”

Festas

Planeta Atântida

Garota Verão

Fonte: Guia  O Viajante – Rio Grande do Sul

 

Um Abraço,

Fernando

Nussbaumer
Capão da Canoa - RS - Brasil_01
Capão da Canoa - RS - Brasil_02
Lagoa do Quadros - Capão da Canoa - RS - Brasil
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.