Lago Negro – Gramado – RS – Brasil

Dentre as atrações de Gramado o Lago Negro tem destaque especial. É o ponto turístico mais visitado da cidade. Sua beleza e tranqüilidade atraem turistas e moradores que desfrutam, as suas margens, momentos de puro deleite. Uma boa caminhada ou passeio de bicicleta ao redor do Lago Negro, que tem bosque e pedalinhos, é uma forma gostosa de iniciar um bom dia. Às vezes a neblina cobre o lago e a paisagem fica, realmente, “européia”.

Em Gramado as atrações são muitas, a comida é boa e farta, o chocolate caseiro é uma tentação. Portanto, para compensar os pecados da gula uma ótima opção é caminhar. Os visitantes podem optar por fazer caminhadas pelos pontos turísticos sem preocupação com a segurança. Gramado é uma cidade tranqüila e está classificada entre os dez lugares mais visitados do Brasil, como o destino mais seguro.

No Lago Negro suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto das cryptomerias que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido. Quem faz o passeio “de cisne” pode apreciar a natureza exuberante do local, o Lago é rodeado de hortênsias, azaléias, álamos e cipreste. As embarcações tem capacidade para duas pessoas, pais e filhos, casais de namorados, todos se encantam.

O Parque tem toda a infra-estrutura que garante comodidade aos visitantes. No Parador Lago Negro é possível almoçar com vista para o Lago, tomar um café, saborear um sorvete e até ver como se prepara “ao vivo” o famoso chocolate de Gramado.

Endereço: Rua A. J. Renner
Horário de funcionamento: aberto 24h.
Pedalinhos: 8:30h às 19h
Valor do Cisne: R$ 8,00 p/ 2 pessoas e 01 criança até 3 anos.
Valor da Lancha: R$ 10,00 p/ 2 pessoas e 01 criança até 3 anos.
Duração do passeio: 20 minutos.

*o valor é por embarcação com capacidade para duas pessoas

Breve Histórico

A origem do nome LAGO NEGRO está ligada ao seu idealizador, Leopoldo Rosenfeld, que na década de 30, tornou-se responsável pela administração do patrimônio dos herdeiros da baronesa Joaquina Rita Bier, proprietários das terras. Relata a historiografia da cidade, que no início da década de 40, ocorreu nas proximidades, um incêndio destruindo boa parte da vegetação nativa. Sem outros recursos para evitar a propagação das chamas, Rosenfeld promoveu a abertura de uma vala, o que mais tarde veio a se transformar no lago. Existem duas fontes históricas sobre o nome; uma delas está ligada a proveniência das primeiras mudas das árvores – Floresta Negra, Alemanha – que foram plantadas no local e a outra está ligada a negritude das águas. Independentemente da fonte, o LAGO NEGRO foi é será motivo de orgulho da comunidade, pois expressa uma parcela do respeito que os gramadense possuem pelos visitantes.

Arquivo Histórico Municipal João Leopoldo Lied

Fonte: http://www.gramado.rs.gov.br/index.php/Turismo/A-Beleza-do-Lago-Negro-de-Gramado.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.