Mi Buenos Aires Querida!

Mi Buenos Aires Querida!
Mi Buenos Aires Querida!

Buenos Aires
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Para outros significados, veja Buenos Aires (desambiguação).
Coordenadas: 34° 35′ 59″ S, 58° 22′ 55″ O

País
Argentina

Província
Província Autônoma

Fundação 3 de fevereiro de 1536
11 de junho de 1580

Fundador Pedro de Mendoza
Segunda fundação Juan de Garay.

Administração
– Prefeito Mauricio Macri (PRO)

Área

– Total 202 km²
Altitude
25 m (82 pés)
População (2010)
– Total 2,891,082
– Densidade
14826/km2
– Estimativa (Urbana) 2,995,805
– Metropolitana 12,925,000
Gentílico: porteño/a
Fuso horário
-3 (UTC)

– Horário de verão
-2 (UTC)

CPA
1000 – 14
Sítio www.buenosaires.gob.ar

Buenos Aires (lit. “Bons Ares” em português) é a capital, bem como a maior emais importante cidade da Argentina, figurando como a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois da Grande São Paulo.1 A cidade é, indiscutivelmente, o maior, mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural, administrativo, político, industrial e comercial da Argentina. A cidade está localizada na costa ocidental do Rio da Prata, na costa sudeste do continente sul-americano.
A Grande Buenos Aires, como é chamada sua região metropolitana, é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com mais de 13 milhões de habitantes (2010), superada somente pela Grande São Paulo e pela Grande Cidade do México2 Buenos Aires é considerada uma cidade global alfa pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).3
Após os conflitos internos do século XIX, Buenos Aires foi federalizada e removida da Província de Buenos Aires em 1880. Os limites da cidade foram ampliadas para incluir as antigas cidades de Belgrano e Flores, que agora são bairros da cidade.
O setor de maior importância na economia é o dos serviços, que representa 74% do Produto Interno Bruto (PIB) nominal da capital argentina. A indústria manufatureira é o segundo, tendo gerado em 2006 $26.454 milhões – cerca de 17% do PIB.
A cidade é também o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas, sendo alguns deles os mais representativos do país. Também se destaca a atividade acadêmica, já que algumas das universidades mais importantes da Argentina têm sua sede em Buenos Aires. Deve destacar-se que a cidade foi eleita pelaUNESCO como Cidade do Design em 2005.4
Buenos Aires foi originalmente nomeada após o santuário de “Nostra Signora di Bonaria” (italiano para “Nossa Senhora de Bonaria”), em Cagliari, na Sardenha. Na Constituição de 1994, a cidade tornou-se autônoma, daí o seu nome formal:Ciudad Autónoma de Buenos Aires, em Português, Cidade Autônoma de Buenos Aires. Pessoas nascidas em Buenos Aires são chamadas de “porteños”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Buenos_Aires

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s